sexta-feira, 1 de abril de 2011

Série Marvel VS. Capcom: Parte 3 de 3

Bem, chegamos ao fim desse especial sobre o melhor Crossover já feito:
a série Marvel Vs. Capcom!



MARVEL VS. CAPCOM 3: Fate of Two Worlds (2011)
39 Lutadores (4 secretos, 2 DLC, 1 Boss)

A terceira versão do game foi lançado em fevereiro deste ano e muitos já devem saber tudo sobre o game, mas vale levantar alguns pontos técnicos e impressões que o game nos causa. Pra começar tivemos a maior revolução gráfica para a série (afinal foram mais de 10 anos até que a 3ª versão fosse lançada), onde os gráficos são baseados em Cel-Shading (semelhante ao crossover Tatsunoko Vs. Capcom) - algo perfeito para representar personagens de quadrinhos. O nível de detalhes e o número de ações que cada lutador possui é algo mais que decente - neste ponto o game ficou muito caprichado. Ah, as músicas... pessoalmente, achei a melhor trilha sonora da série devido a qualidade atual de som e ainda algumas músicas dos lutadores são cantadas. O som da pancadaria é muito insano, barulhos insurdecedores dos poderes inimagináveis dos embates recheiam o ambiente (mas isso é muito bom). Os cenários são aqueles lugares ideais que gostaríamos de conhecer ou morar (ah, Asgard...).


Na jogabilidade tivemos mais uma alteração no esquema de botões (que também segue o padrão de Tatsunoko Vs. Capcom). Agora ficou assim: Ataque Rápido, Ataque Médio, Ataque Forte e Especial. Os botões de soco e chute são misturados nos mesmos botões, o que causou um estranhamento geral no começo, mas é algo muito adaptável porque simplifica os combos. O botão Especial faz 2 papéis: quando com o lutador no chão, ele usa o Launcher (golpe que manda o adversário pro alto, possibilitando Combos Aéreos); no alto, derruba o oponente (finalizando o Combo Aéreo). Em relação aos combos, este jogo é muito favorável, pois tanto veteranos, tanto novatos, tem a mesma facilidade para fazer combos devastadores. Digo isso porque nunca tive facilidade com os games anteriores, enquanto neste game consigo fazer combos decentes com certa tranquillidade.


Ainda devo incluir neste tema o mais apelão de todos os recuros para jogos de luta: o X-Factor. Melhor do que virar um Super Saiyajin, esse X-factor tem as seguintes propriedades: recuperar Health, aumentar dano, aumentar velocidade e reduzir dano sofrido... O tempo que permanece ativo depende de quantos lutadores você ainda tem, sendo assim, se tiver 3 lutadores acaba muito mais rápido do que se tivesse apenas 1. A pior coisa do X-Factor é o dano absurdo que alguns lutadores causam - com apenas um combo básico é possível derrotar o oponente (imagine os Hyper Combos Level 3).


A lista de lutadores é uma das mais interessantes, porque misturou bem
o universo da Capcom ao da Marvel. Vamos a lista:

MARVEL
: Wolverine, Deadpool, Iron Man, Hulk, Cap. America, Thor, Spider-Man, X-23, She-Hulk, Phoenix, Storm, Magneto, Dr.Doom, Super-Skrull, Dormammu e M.O.D.O.K.

CAPCOM
: Ryu, Dante, Morrigan, Chris, Viewtiful Joe, Amaterasu, Trish, Chun-Li, Felicia, Haggar, Arthur, Zero, Tron Bonne, Crimson Viper, Nathan Spencer e Wesker.

Os secretos: Taskmaster e Sentinel (MARVEL); Akuma e Hsien-Ko (CAPCOM)
Mais 2 vem por DLC (Download): Jill Valentine (CAPCOM) e Shuma-Gorath (MARVEL).



O grande chefe... afinal é mais que grande, é gigante, é galático, é GALACTUS! Sim, o comedor de planetas do universo Marvel que é considerado a criatura com poder equivalente aos deuses! No começo do round ele invoca 2 versões prateadas de vilões do jogo (como Akuma, Dormammu e Dr.Doom)... AO MESMO TEMPO! Eh, eles dão trabalho, mas o embate contra Galactus é muito pior. Sério, ele pode acabar com você se quisesse, mas ele não se dá o luxo de usar os Hyper Combos dele toda hora - e somente por isso - é possível vencê-lo.


Outros modos de jogo deixam o game mais interessante. Temos o eterno Practice Mode (sim, é muito útil mesmo) e o Mission Mode, que é basicamente um tutorial do game no assunto Combo. Ainda existe o Gallery Mode com muitas peculiaridades: fichas técnicas, Model Viewer, BGM Test e Videos.


Não consigo falar mais do game, ele na teoria é só mais um... na prática, ele é único. Procure divertir-se ao invés de ser o mestre do gameplay, você só tem a ganhar seguindo essa idéia. Ou você acha que a Capcom quer manter o mesmo esquema de jogo de luta antigo, onde apenas os veteranos se divertem.

Marvel VS. Capcom 3 foi feito para mim, para você e até para o seu vizinho, ou seja, todos devem e PODEM jogar.

Até mais!!!

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