Continuando o especial sobre a série Marvel VS. Capcom, falaremos sobre os 2 primeiros crossovers que realmente levam o nome da série.
MARVEL VS. CAPCOM: Clash of the Super Heroes (1998)
22 Lutadores (6 secretos, 1 chefe)
Do lado Marvel temos:
- Spider-Man, Cap. America, Venom, Hulk, Gambit, War Machine e Wolverine.
Na Capcom temos:
- Ryu, Chun-Li, Zangief, Morrigan, Cap.Commando, MegaMan, Strider e Jin.
Analisando os personagens temos muitas novidades do lado Capcom que trouxe os protagonistas de outras séries de aventura como Cyberbots com Jin Saotome; Darkstalkers com Morrigan; MegaMan, Strider Hiryu e Cap. Commando (ambos das séries com o mesmo nome) - enquanto a Marvel teve apenas como estreantes o vilão Venom e War Machine (amigo-rival-parceiro-vizinho-esquema de Iron Man).
Os lutadores secretos são novamente alter-egos dos lutadores: Roll (a versão feminina de MegaMan), Lilith (irmã de Morrigan - que neste jogo usa o mesmo sprite), Mega War Machine (? - armor...), Red Venom (super rápido, a fim de lembrar Carnage), Shadow Lady (uma versão "brava" de Chun-Li) e Hulk laranja (?! - com Armor).
O chefão final é muito carismático: ninguém mais ninguém menos que Onsalught (famoso Massacre), que é a fusão entre Charles Xavier (Professor X) e Eric Magnus (Magneto), vilão responsável pela morte de "bilhões" de personagens do mundo Marvel. Ele aparece em duas formas, sendo a última uma versão gigante dele (característica da série Marvel: chefão final gigante e apelão).
A jogabilidade sofreu novidades. O principal novo recurso, que irá perdurar até hoje na série, é o Special Partner. No meio da luta, você chama ajuda apertando os botões Soco Médio + Chute Médio. O personagem aparece na tela e realiza um ataque à seu favor. O Special Partner é escolhido aleatoriamente na lista de 20 personagens (mais 2 secretos - Shadow e Sentinel). Esse ataque tem um limite definido particularmente pelo seu Special Partner, alguns tem 3 ataques, outros tem 4, outros 9...
Se desde X-Men VS. Street Fighter temos o sistema Tag de luta e seus Hyper Combos de dupla, aqui temos o Hyper Partner Mode (magia pra trás com Soco Forte + Chute Forte). Nesse modo, os seus dois lutadores ficam na tela até a barra de especial esvaziar (uns 8 seg,), ou seja, o comando que você fizer valerá para os 2 lutadores.
Pra finalizar, acho o nível de equilíbrio desse game muito bom, afinal temos poucos lutadores e o uso de partners é limitado... então, vocês entenderão quando virem Marvel Vs. Capcom 2.
MARVEL VS. CAPCOM 2: New Age of Heroes (2000)
57 Lutadores (32 secretos, 1 chefe)
Pra quem gosta de uma boa bagunça (ou MUGEN) esse é o melhor jogo que você pode encontrar. Digo isso porque o game oferece uma liberdade de jogo MUITO grande, recuros ilimitados e mais de 50 lutadores (um recorde mantido até o lançamento de KOF 2002 Unlimited Match em 2009). Quase todos os lutadores dos games anteriores estão aqui, faltando apenas alguns como Anita, Norimaro e outros lutadores secretos de Marvel Vs. Street. Vale lembrar que não temos mais os Special Partners.
A maior inovação do game é a troca de duplas por trios, para garantir que as lutas durem um pouco mais (e que também tenhamos maiores apelações). Agora é possível chamar infinitamente a "ajudinha" apertando o botão de Partner 1 ou Partner 2. Falando nisso, os botões Soco Médio e Chute Médio foram excluídos para dar lugar aos botões Partner. Quando você segura esses dois botões ao mesmo tempo, você usa um especial de dupla ou de trio (depende do número de barras de especial que você tiver); Para trocar de lutador basta apertar Soco Fraco + Chute Fraco ou Soco Forte + Chute Forte. Um novo recurso chamado Snapback, força o oponente a trocar de lutador. Para usá-lo basta fazer magia pra frente + Partner 1 ou 2. Ainda temos os Hyper Cancels (cancele um golpe especial com um Hyper Combo) e o Hyper Change (durante um Hyper Combo do seu lutador faça um comando de especial do próximo lutador para trocar de personagem, e ele ainda vem fazendo o Hyper Combo dele).
Vamos ao que interessa: a lista de lutadores. Ela varia um pouco dependendo de onde você estiver jogando.A versão japonesa possui diferentes lutadores habilitados da versão ocidental (EUA e Europa). Na versão ocidental ficou assim.
Lutadores iniciais:
MARVEL - Cable, Marrow, Cyclops, Cap. America, Psylocke, Rogue, Dr. Doom, Iceman, Spider-Man, Venom, Hulk e Wolverine.
CAPCOM - Ruby Heart, Sonson, Amingo, Tron Bonne, Jill, Ryu, Sakura, Zangief, Anakaris, Guile, Hayato e Strider Hiryu.
Lutadores secretos:
MARVEL - Silver Samurai, Gambit, Juggernault, Magneto, Shuna-Gorath, Wolverine EX, Storm, Omega Red, Sabretooth, Blackheart, Spiral, Colossus, Thanos, War Machine, Iron Man e Sentinel.
CAPCOM - B.B.Hood, Akuma, Jin Saotome, Morrigan, Megaman, Roll, Chun-Li, Cap. Commando, Ken, Charlie, Dhalsim, M.Bison, Felicia, Dan, Cammy e Servbot.
Chefe: Abyss (em 3 formas)
A primeira forma desse chefe (criado exclusivamente pro game) é um robô gigante com uma armadura negra. A segunda forma é a versão líquida dele (que basicamente é a sua estrutura natural). A última forma é um monstro gigante (pra variar) que é formado de lava, mas que possui seu ponto fraco na esfera negra acima de sua cabeça.
Em relação aos pontos técnicos do game, considero MVC2 um game mediano, afinal os cenários lindos mas os lutadores são apenas sprites reaproveitados (exceto alguns) e as músicas são ótimas... para se ouvir no elevador (aquilo não é música de Fight Games e sim dos Mario Party da vida). Pra compensar a jogabilidade é ótima, os comandos são fáceis e tem resposta rápida.
Marvel Vs. Capcom 2 é com certeza o mais popular e aclamado da série, tendo sido lançado em diversos consoles (Dreamcast, PS2 e Xbox) tanto que ganhou em 2009 um versão online para PS3 e X360. O desequilíbrio é a marca registrada do game, mas mesmo assim, é preciso horas e horas de jogo para ter um domínio da jogabilidade que foi simplificada em relação a outros games da série. Finalmente é um jogo obrigatório pelo alto nível de diversão e desafio.
No próximo post falarei do aclamado Marvel Vs. Capcom 3!!!
Até mais!!!
A maior inovação do game é a troca de duplas por trios, para garantir que as lutas durem um pouco mais (e que também tenhamos maiores apelações). Agora é possível chamar infinitamente a "ajudinha" apertando o botão de Partner 1 ou Partner 2. Falando nisso, os botões Soco Médio e Chute Médio foram excluídos para dar lugar aos botões Partner. Quando você segura esses dois botões ao mesmo tempo, você usa um especial de dupla ou de trio (depende do número de barras de especial que você tiver); Para trocar de lutador basta apertar Soco Fraco + Chute Fraco ou Soco Forte + Chute Forte. Um novo recurso chamado Snapback, força o oponente a trocar de lutador. Para usá-lo basta fazer magia pra frente + Partner 1 ou 2. Ainda temos os Hyper Cancels (cancele um golpe especial com um Hyper Combo) e o Hyper Change (durante um Hyper Combo do seu lutador faça um comando de especial do próximo lutador para trocar de personagem, e ele ainda vem fazendo o Hyper Combo dele).
Vamos ao que interessa: a lista de lutadores. Ela varia um pouco dependendo de onde você estiver jogando.A versão japonesa possui diferentes lutadores habilitados da versão ocidental (EUA e Europa). Na versão ocidental ficou assim.
Lutadores iniciais:
MARVEL - Cable, Marrow, Cyclops, Cap. America, Psylocke, Rogue, Dr. Doom, Iceman, Spider-Man, Venom, Hulk e Wolverine.
CAPCOM - Ruby Heart, Sonson, Amingo, Tron Bonne, Jill, Ryu, Sakura, Zangief, Anakaris, Guile, Hayato e Strider Hiryu.
Lutadores secretos:
MARVEL - Silver Samurai, Gambit, Juggernault, Magneto, Shuna-Gorath, Wolverine EX, Storm, Omega Red, Sabretooth, Blackheart, Spiral, Colossus, Thanos, War Machine, Iron Man e Sentinel.
CAPCOM - B.B.Hood, Akuma, Jin Saotome, Morrigan, Megaman, Roll, Chun-Li, Cap. Commando, Ken, Charlie, Dhalsim, M.Bison, Felicia, Dan, Cammy e Servbot.
Chefe: Abyss (em 3 formas)
A primeira forma desse chefe (criado exclusivamente pro game) é um robô gigante com uma armadura negra. A segunda forma é a versão líquida dele (que basicamente é a sua estrutura natural). A última forma é um monstro gigante (pra variar) que é formado de lava, mas que possui seu ponto fraco na esfera negra acima de sua cabeça.
Em relação aos pontos técnicos do game, considero MVC2 um game mediano, afinal os cenários lindos mas os lutadores são apenas sprites reaproveitados (exceto alguns) e as músicas são ótimas... para se ouvir no elevador (aquilo não é música de Fight Games e sim dos Mario Party da vida). Pra compensar a jogabilidade é ótima, os comandos são fáceis e tem resposta rápida.
Marvel Vs. Capcom 2 é com certeza o mais popular e aclamado da série, tendo sido lançado em diversos consoles (Dreamcast, PS2 e Xbox) tanto que ganhou em 2009 um versão online para PS3 e X360. O desequilíbrio é a marca registrada do game, mas mesmo assim, é preciso horas e horas de jogo para ter um domínio da jogabilidade que foi simplificada em relação a outros games da série. Finalmente é um jogo obrigatório pelo alto nível de diversão e desafio.
No próximo post falarei do aclamado Marvel Vs. Capcom 3!!!
Até mais!!!
Muito bom o blog.
ResponderExcluirParabens, to seguindo. Segue o meu la tambem:
www.manolaiadasblog.blogspot.com
Vlw ;D